Pages - Menu

8 de abril de 2013

A Dança dos Dragões


Se você não leu nenhum dos livros, pode ler essa resenha sem problemas,  ela NÃO contém SPOILERS! ;)

Terminei esse livro com muitas perguntas: O quê? Como assim? E um sonoro NÃÃÃÃO!
Já li toda a saga lançada até agora e ainda não me acostumei com as cabeças rolando e a questão de George Martin matando seus personagens. Gente, eu sei, sempre que alguém fala de GRRM avisa: "não se apegue aos personagens". Mas isso é simplesmente impossível de acontecer.
Tive a mesma reação quando li o terceiro livro. Chorei, me revoltei, tive vontade de jogar o livro longe, mas isso é o que faz dessa série tão maravilhosa. Essa mistura de sentimentos, do amor ao ódio em segundos, a forma como esse livro nos prende e nos faz torcer/amar/odiar os personagens como se eles fossem reais!
Mérito do autor que é incrível!
A Dança dos Dragões é até certo ponto paralelo ao quarto livro "O Festim dos Corvos" (resenha aqui). Então no quinto livro vemos personagens que sumiram no livro anterior: Jon, Daenerys, Tyrion, Bran, Arya, Davos. Fora alguns que foram acrescentados como: Asha Greyjoy e Melisandre.
Como sempre o autor nos surpreende quando temos a visão de um personagem que se detestava. No meu caso, nunca simpatizei com Melisandre e seu deus R'lhor, mas pude ver um pouco dela, o quanto realmente acredita naquilo e que ela não é tão cruel como eu pensava. Claro, não morro de amores, mas pude ver um outro lado que até então não era visto nos livros. Meu sentimento em relação a Melisandre foi o mesmo que tive com Jaime, você começa a ver a motivação e pelo menos compreender seus motivos.
Há capítulos surpreendentes e grandiosos. Personagens se revelando, onde até então só faziam parte da história, mas não como peça viva e participante!
Porém também há capítulos angustiantes, que te deixam ansiosa e muito nervosa, pois o final começa a se desenhar e você não quer aceitar aquilo... Desde o início o autor vai lançando pistas, profecias e você pensa: "Não? Ele não vai fazer isso. Isso não vai (no fundo a gente está gritando: NÃO PODE) acontecer." Mas acontece...
O livro me surpreendeu em muitas partes, em outras a leitura foi mais monótona, e o final... É daqueles que te faz correr para a livraria mais próxima e comprar a sequência, o que neste caso é impossível, pois o livro ainda não foi lançado. Então imaginem a curiosidade! A ansiedade que corrói! rs
Como disse no início, o livro se desenvolve e termina com muitas perguntas, com acontecimentos expressivos que te deixam querendo saber o que acontece depois de tudo ter acontecido. Fora o desejo ardente de que aquilo que lemos, não seja um ponto final. Que algo no próximo livro devolva o nosso sorriso, mas partindo de George Martin é bom não criar expectativas, apesar de eu ter as minhas teorias... Enfim, nunca um livro foi tão aguardado como o sexto volume dessa série!

Um ponto negativo, se deve a muitas palavras vieram com letras apagadas, quando não eram palavras inteiras, fazendo com que eu tivesse que adivinhar o que estava escrito. Ainda a capa, que comparada aos demais volumes da série é mais mole e não tão encorpada.
Quando comprei fiquei com medo pois houve uma edição que um capítulo inteiro faltava, fazendo com que todos os livros fossem retirados para correção. Pesquisei muito e tomei esse cuidado, mas ainda sim vieram alguns defeitinhos, mas com todos os capítulos na íntegra :D
Enfim, erros, mas que não comprometeram a leitura.

Agora é aguardar pelo sexto volume "Winds of Winter" e espero que este me surpreenda ainda mais!

"Mas era tarde demais para tais receios. Cada escolha tinha seus riscos, cada risco, suas consequências. Jogaria o jogo até o final." 
Pág: 653

18 comentários:

  1. Não pude ler sua resenha :/ Li somente A Guerra dos Tronos, mas como os livros são tão carinhos haha, não pude comprar mais, vou esperar algum entrar em promoção e comprar aos poucos, ou quem sabe arrumar um emprego né - o que na minha idade, ta complicado
    Um beijo.]
    http://livrodagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Katrine, flor :))

      Não sei se vc viu, mas pode ler sem problema, o texto não contém SPOILERS rsrs
      Procurei comentar, mas sem lançar nada que comprometa a leitura :D
      Isso é verdade, eles não são livros baratos. E tu com apenas 15 aninhos *.* deve aproveitar o tempo livre e ler muuuuito! ;)

      Um beijo.

      Excluir
  2. Oi Pri! Eu empacada na leitura do terceiro e você conseguiu ler todos. Eu amo esta série e foi ótimo saber o que está vindo pela frente, estou vendo que muitas emoções.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida!

      Eu engatei as marchas e pisei fundo no acelerador! hahaha
      Na verdade essa série é minha meta desde o ano passado e agora consegui terminar! rsrs
      Sim, muuuuuitas emoções! É uma série que nos envolve e mexe muito com a gente, pelo menos comigo foi assim desde o primeiro livro!
      Aguardo ansiosa pelo próximo lançamento! :D

      Um beijo.

      Excluir
  3. Eu ainda não me senti atraída por essa série, mas quem sabe eu comece a lê-la em breve! Adorei o fato dessa resenha não trazer spoilers dos outros Pri, parabéns!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais :))

      Minha paixão por essa série foi super por acaso... Ganhei o primeiro livro de presente e até então não conhecia a história. Mas depois que li, nunca mais desgrudei! hahaha
      É um livro que deve ser lido com paciência, ele tem muitas informações e muitos personagens e uma trama cheia detalhes! :D

      Ahh flor, obrigada!
      Sei o quanto é chato vc querer ler um livro e descobrir fatos importantes que acontecem. Tem pessoas que não se importam, outras sim, ai resolvi fazer um texto que expressasse minha opinião sem dar detalhes do enredo!
      Deixo os spoilers para os grupos de discussão do livro e da série no facebook, que ai posso soltar a vontade rsrsrs

      Um beijo.

      Excluir
  4. Aaaaah meu deus, ainda preciso ler A tormente de espadas!!!

    Beijos, Bi
    http://behindenemyline8.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bi :D

      Siiiim leia e se prepare para ficar com o coração na mão! rsrs

      Beiiijos ;)

      Excluir
  5. Hum...apesar dos contras, essa série parece ser muitooooo boa. È ruim mesmo quando o autor mata personagens que não queremos que morram,né? kkkk ADOROOO. Quero ler.
    Beijos!
    Paloma Viricio- Jornalismo na Alma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paloma :))

      Com certeza! É uma das minha séries preferidas! Os livros são ótimos!
      Sim, é frustante vc torcer e vibrar por um personagem e o autor vai lá e o mata... Mas, ao mesmo tempo que vc tem raiva, quer continuar lendo e saber o que vem a seguir!
      Leia mesmo, não vais te arrepender! ;)

      Beijos

      Excluir
  6. Gente, que é isso? George quer me matar com aquele final. Muito revoltada e torcendo para que ele esteja só me trollando, porque não é segredo para ninguém que o tal personagem é o meu favorito <3.
    Preciso do sexto livro e até lá estou em depressão #xatiada :(
    Ju, Céu de Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Juuuuu

      Somos duas então! Fiquei tão indignada... Eu pensei: "George, vc não pode fazer isso comigo. Não com ele, NÃO!!!"
      Espero do fundo do meu coração que ele esteja trollando... e sim, é meu personagem favorito tbm, então imagina como estou... como estamos!
      É exatamente assim que me sinto: preciso do sexto livro e até lá em tristeza profunda e espero que GM nos devolva o sorriso!

      Beijão Ju!

      Excluir
  7. Oláa
    Adorei sua resenha, principalmente por não conter spoilers.
    Ainda não comecei essa série, infelizmente, mas morro de vontade.
    Mal vejo a hora de comprar, mesmo sendo um pouco caro, acho que vale a pena.
    Beijos

    cocacolaecupcake.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brunaa :))

      Resolvi fazer escrever o texto sem spoilers, assim o pessoal que não leu os livros pode ler sem acabar com as surpresas da leitura! ;)
      O livro é ótimo mesmo, o preço é um pouco alto, mas vale MUITO a pena!

      Beijão flor!

      Excluir
  8. Sou como você, Pri. Sempre me apego! Mas também acho que essa mistura de sentimentos e emoções é que fazem uma obra prima de verdade. Não li nada relacionado ainda a essa saga, apesar de todos os meus alunos estarem desesperados para que eu comece logo rsrs não sei quando conseguirei me dedicar ao George! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah Eliana, sim... Me apego sempre, ai quando vem um autor, como George e simplesmente acaba com a nossa alegria...
      Com toda certeza, um bom livro, no meu ponto de vista, tem mexer com nossos sentimentos, tem que nos cativar, nos fazer amar e odiar e ainda sim continuar a querer ler o livro!
      hahaha, teus alunos querem por que querem que leias! Bem, entro então para o time deles, o livro é muito bom! Podes te assustar com o tamanho, mas o autor é incrível e de uma criatividade sem tamanho. Eu como adoro livros de eras medievais, eu adorei esse!

      Beijão!

      Excluir
  9. Eu preciso comprar essa série IMEDIATAMENTE! Quero muito comprar aquele box pocket, é tão fofo *--*

    Beijokas
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
  10. Mylla :))

    Aaah eu vi! É lindo né? Pena que não deve ser muito prático de ler, muitas páginas em um livro pequeno... mas ta valendo! ;D

    Beiijos

    ResponderExcluir

Bem vindos ao Baú de Histórias!
Deixem seus comentários e sugestões!
Abram o Baú e descubra o que há nele!